Resolvendo o Câncer dos Programas RFB: O Java!

Não é de hoje que o Java causa problema em muitas áreas de atuação que possuem softwares baseados nesta tecnologia. Desde advogados (que utilizam o Java para autenticar tokens nos tribunais) até “meros mortais”, que precisam fazer suas declarações de imposto de renda, precisam do Java para alguma coisa.

O que é o Java?

Java é uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems em 1995. O Java é composto de componentes para o desenvolvedor de software (SDK) e componentes para o cliente (quem usa o software – e ai está nosso problema).

* A Sun foi adquirida pela Oracle em 2010.

Nos tempos idos, quando não se tinha muitas opções de compiladores multiplataforma, o Java representou um importante progresso para a tecnologia. Mais de 3 bilhões de dispositivos no mundo rodaram a linguagem Java.

Desenvolver softwares multiplataforma representam uma grande maleabilidade para grandes empresas e instituições, o que é muito importante. Imagina você, que uma empresa precise migrar do sistema operacional Windows para Linux, se seu sistema não for multiplataforma, terá que ser novamente desenvolvido DO ZERO em outra linguagem.

Mas qual o problema?

Se em tempos idos o Java foi tão importante para a tecnologia e desenvolvedores, hoje, perdeu mercado para novas tecnologias, principalmente no desktop.

Porém, infelizmente, muitas aplicações que já foram desenvolvidas nessa plataforma, continuam sendo distribuídas por aí, entre elas, os softwares produzidos pela Receita Federal do Brasil (RFB) para declaração dos (infinitos) tributos que precisamos pagar ao governo.

Acontece que a cada ano a RFB lança uma nova versão do seu software (IRPF 2005, IPRF 2006, ITR 2004, ITR 2005, etc) e as pessoas que fazem suas declarações (ou contadores), acumulam dezenas de versões e instalações de softwares nas suas máquinas, muitas vezes, precisando ter acesso à elas, mesmo anos depois de enviada a declaração.

Essas versões, utilizam componentes do cliente (JVM) de versões específicas, geralmente as versões que eram atuais quando cada software foi lançado, mas que ao longo dos anos deixam de ser suportadas e indisponíveis para serem baixadas no site do Java (java.com).

Como fazer backup?

Para transportar os softwares para outro computador copie todos arquivos que estão nas seguintes pastas:

C:\Arquivos de Programas RFB\
C:\Arquivos de Programas\Programas RFB\

Vá até a pasta AppData (%appdata) e copie a pasta:

Programas RFB

Na pasta raiz do usuário (Geralmente em C:\Documents and Settings\usuário\ ou C:\Users\usuário\ ) copie as seguintes pastas:

.receitanet
.rfb

Da Área de trabalho copie os atalhos para a nova máquina. Pronto, tudo está certo para funcionar, basta agora resolver a problemática do Java e suas infinitas versões…

Como resolver?

Depois de algum estudo dos softwares da Receita e suas versões correspondentes do JVM, consegui chegar na instalação mais enxuta que possa ter para rodar todos os softwares de 2005 à 2021.

Você precisa instalar especificamente as versões abaixo disponibilizadas e o Java atual (estamos no 8 em dezembro de 2021), abaixo deixo o link para download dos dois instaladores.

Download Java 5

Download Java 6

Java atual

Espero que tenha boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*