Driver do Bluetooth USB Dongle – A saga

Esta semana resolvi comprar um adaptador Bluetooth para conectar meu headset Motorola S9 ao computador. Adquiri em um distribuidor de TI local um mini-adaptador sem marca ou “pelo”, apenas com a descrição “Bluetooth USB Dongle” na embalagem, o que até então: Tranquilo…

 

Embora ter custado menos de Dez Reais, eu esperava conectar o dispositivo e ele se auto-instalar, ou seja, plug and play. Mas passou longe disso… Após pesquisar na internet por um driver, e ver muitas pessoas com o mesmo problema que o meu, aceitei o desafio de resolver o problema. Parti então para uma investigação à fundo sobre o dispositivo, começando por abri-lo e verificar o fabricante e modelo do seu controlador (para então buscar um driver apropriado).

 

 

Tratando-se então de um Conwise CW6601P, um controlador bluetooth genérico xing-ling.

 

 

Tentei diversos drivers baixados da internet e nenhum compatibilizava com meu dongle. Após algum tempo pesquisando, cheguei a um site em russo (que consegui ler utilizando o translate, claro) que falava sobre um defeito de série em grande parte das unidades deste dispositivo, em que os contatos da resistência (ao lado contrário ao controlador) ficava em curto-circuito com a capa metálica do próprio componente, impedindo seu correto funcionamento. O que facilmente detectei também no meu dongle.

 




 

 

Parti então para refazer a solda da resistência. Dotado de um ferro de solda, uma lupa, uma luminária, e muita paciência, reduzi aquele ponto enorme de solda à uma solda bem feita, e em seguida montei novamente o dongle, colocando a capa metálica que faz o terra da USB e as capas plásticas.

 

img_0147


Em seguida, bastou instalar o BlueSoleil, software licenciado para o fabricante deste dongle (IVT Corporation) e que possui um pacote de drivers para uma série de dongles bluetooth genéricos. Liguei o meu dispositivo ao computador e vua-lá! Identificou e instalou o dispositivo corretamente.

 

blue-soleil-bluetooth-usb-dongle

 

Então, se você chegou aqui e também não conseguiu instalar seu dongle por conta do bendito “Unknown Device” ou “Dispositivo Desconhecido“, dependendo da versão do seu Windows, provavelmente este também seja o seu problema.

29 thoughts on “Driver do Bluetooth USB Dongle – A saga

  1. Napoleão Idelfonso

    Obrigado pela dica. Mas fiquei com uma dúvida: Você simplesmente”diminuiu” a solda? Pena não ter postado um foto tipo antes e depois.

    • Nataniel Kegles

      A carcaça do componente aquele vem em curto, e algumas vezes com solda fria na placa, basta arrumar a solda de maneira que fique fixo o componente e a carcaça dele não entre em curto com a solda.

  2. Valeu pelo post Nataniel. Pelo menos agora sei a …. q comprei hahaha. Muito ruim esse adaptador. Estou pesquisando um 4.0 e que tenha pelo menos uma marca.
    (Instalando o Bluesoleil ele funcionou, mas de forma muito instável)

    Abraço

    • Nataniel Kegles

      Capaz Felipe! Eu realmente precisei desse adaptador quando fui em busca de uma solução. Para conectar um headset a uma máquina desktop está mais do que bom, o custo benefício é esse mesmo.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

    • Nataniel Kegles

      Maravilha!!! Quando vê estava em curto e desfez o curto-circuito quando você abriu. Daqui a pouco pode ser uma boa ideia (caso necessite abrir novamente) colocar uma fita isolante.

  3. Tive o mesmo problema e graças ao seu post consegui resolver. Só q não precisei de paciência, ferro de solda e nem de lupa, rsrssr, bem da verdade fui meio bruto mesmo…
    Eu peguei um estilete e fiz um “corte” entre as soldas e pronto, problema resolvido 😀

  4. Caramba, quanta dor de cabeça procurando drivers e nada de conseguir instalar… Segui esse método, em 5 minutos já fiz a solda nova tirando o excesso e não deixando em curto, só pluguei no USB e deu tudo certo. Obrigado pela ajuda.

    • Nataniel Kegles

      Que bom Guto, fico feliz que tenha conseguido. Obrigado pelo comentário, me motiva a escrever cada vez mais as soluções que já encontrei aqui no blog. Abraço!

  5. Imagina o meu susto quando vi que o meu adaptador é exatamente esse da foto e nesse exato momento passo por esse problema
    ps meu note tem bluetooth integrado ao wi fi e tbm n funciona
    esse post me esclareceu muita coisa
    muito grato

  6. Fui fazer essa micro solda e fudi o meu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas valeu a tentativa… Tem alguns no ML que ja vem com essa falha de drivers e solda solucionada, comprei um agora a pouco mas só chega semana que vem :/

  7. Comprei um por 25 reais (pois é…), testei e deu erro 43 (erro de driver), desinstalei no gerenciador de dispositivos e instalei o BlueSoleil, não deu certo. Troquei por um outro pois poderia ser problema do próprio chip, mais uma vez não deu certo, só que agora o PC reconhecia o adaptador como “Generic Bluetooth Radio”, mais uma vez tentei o BlueSoleil, até ativa o bluetooth, mas nem meu fone de ouvido, nem meu celular reconhecem o bluetooth espalhado pelo adaptador. Uso W10, e está muito difícil resolver esta situação.

    P.S.: Eu verifiquei a solda e em ambos ela estava bem feita, considerando de onde vem.

  8. Comprei um e funcionou perfeitamente a menina da loja falou que não funcionava com windons 10 mas mesmo assim comprei e funcionou

  9. Vinicius Eduardo Willers

    Comprei um que não deu sinal de vida nenhum ao conectar na usb. Será que está queimado? Testei em 2 pcs e nenhum sinal.

  10. Passei pelo mesmo problema… Dispositivo com problema erro 43. Abri o dongue Bluetooth refiz a solda do cristal… e nada… Aí como percebi que a solda dos componentes estavam foscas (solda ruim) com ferro de soldar fui de componente a componente… E ainda assim nada… Então concluí que o chip estava mal soldado… Aí ficou meio difícil pois não tenho estação de retrabalho…. então como ia ficar perdido cobri o chip com um pedaço de papel alumínio no qual coloquei um pouco de pasta térmica de soldagem e por fui passando a ponta do ferro de soldar na horizontal… montei o dongue… funcionou mas de forma instável ligava e desligava muitas vezes o dongue bluetooth… Aí tentei rever as soldas refazendo mais uma fez… Daí em diante já era… menos mal porque paguei barato (da china).

    • Nataniel Kegles

      É isso ai mesmo Fernandes, a má qualidade desses adaptadores acabam nos tomando mais tempo do que qualquer coisa. No meu caso, precisava muito do Bluetooth, tinha até hangout marcado e não funcionava. Fica a dica! Obrigado pelo feedback, abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*